MANUAL DO SURFISTA: ENTENDENDO AS PREVISÕES DE ONDA

Como saber se o mar está bom para peixe? Ou melhor ainda, para o surf?

Com a onda tecnológica indo de vento em popa, estão surgindo novos meios de saber qual é a praia ideal para ir praticar o esporte, de acordo com a modalidade que você escolher.

Além dos websites com previsões de onda, apareceram também os aplicativos com a mesma função; ideais para quando você está longe de um laptop ou computador. Mas mesmo com os APPs, é necessário saber interpretar as informações que eles te passam.

Por exemplo: você tem que saber a intensidade e direção dos ventos e o período da ondulação para saber quantos dias vai durar o swell. Os mapas de previsão mostram tudo isso, mas é preciso prática para interpretá-los. Eles mostram a direção, o tamanho da ondulação e a que distância ela está da costa.

Uma coisa que faz toda diferença é saber que tipo de ondulação e de vento são bons para as praias que você freqüenta. No Brasil, a maioria das praias possui fundo de areia, poucos picos têm fundo de pedra ou coral, então é preciso saber se o fundo da areia está bom, pois isso costuma mudar com freqüencia. Mas saber a direção da ondulação e o vento é fundamental para garantir uma boa sessão de surf.

Claro que ler os mapas e entendê-los é necessário muita experiência no assunto, mas dá para aprender.

Aplicativos gratuitos

Waves App
Aplicativo oficial do portal Waves, com todo o conteúdo do site. Além de oferecer acesso rápido e interativo ao conteúdo, o aplicativo permite o compartilhamento de informações sobre a condição do mar de onde a galera estiver. Basta conectar-se aos seus amigos e registrar o histórico do seu dia-a-dia nas ondas. É uma espécie de rede social para surfistas.

Surf Report
O Surf Report é um aplicativo patrocinado pela Oakley que permite ao usuário verificar como estão as ondas em diversas praias do mundo, assistir a vídeos, ler as últimas notícias sobre o esporte e saber onde os atletas da marca gostam de navegar, por meio do Oakley Time Rider Bios.

Oakley Report
O Oakley Report é a versão do Surf Report focada no público brasileiro. Totalmente em português, o aplicativo traz informações sobre as nossas praias, a previsão do tempo para a semana, direção e força do vento, tábua de marés e altura das ondas.

Surfline
Especializado nas previsões do oceano, o Surfline tem um modelo para medir a onda chamado LOLA. Ele também usa o GPS para encontrar o local mais próximo a você, o que é ótimo quando está no meio de uma viagem. Os relatórios são detalhados e, além da altura das ondas e do vento, também apresenta uma descrição do dia e previsões de até dois dias.